Press "Enter" to skip to content

As curiosidades históricas de Watchmen (Filme)

ATENÇÃO O POST É DEDICADO AO FILME WATCHMEN ESPECIFICAMENTE NA CENA INTRODUTÓRIA.

Watchmen filme (2009) dirigido por Zack Snyder é considerado hoje uma das melhores adaptações de quadrinhos (Quem escreveu esse post discorda, mas isso não é importante) uma das cenas mais marcantes do filme é a introdução onde vemos como os super-heróis alteram todo a historia que conhecemos, e nesse post ire falar um pouco sobre elas vamos lá.

Primeiro que para isso temos que entender o que o Moore quis fazer com o quadrinho, a idéia básica de Watchmen era muito simples, como seria se existissem super-heróis no mundo real, claro que seres superpoderosos alterariam toda a historia, e assim fatos históricos seriam também alterados.

Vamos a eles:

O beijo pós-guerra.

Com fim da segunda guerra, após a rendição dos japoneses e a paz enfim instaurada uma imagem ficou muito conhecida que é o beijo do Marinheiro Geroge Mendonsa e a enfermeira Greta Zimmer Friendman o joguinho que fizeram foi alterar o marinheiro pela vigilante Silhoutte.

Enola gay.

O segundo fica a cargo do Enola Gay (Nada de trocadilhos, por favor.) o avião responsável pelas tenebrosas bombas de Hiroshima e Nagasaki, a diferença que no filme desenharam a Espectral 1 que além de vigilante era também o símbolo sexual da época.

Kennedy Presidente.

Terceira fica por conta do Dr Manhattan se encontrando com o presidente Kennedy o Manhattam é o único vigilante que tem superpoderes (Bem over powers por sinal) essa cena representa a união do Manhattan com o governo para apoiar os EUA contra a URSS na guerra fria e também pode uma jogada com a imagem do presidente dando uma medalha de honra ao mérito a um astronauta.

O homem chegando à lua.

A imagem dispensa explicações, basicamente Manhattan ajudando o homem a pisar a lua, é interessante notar que os vigilantes alteraram a sociedade e os acontecimentos históricos como também na ciência.

Morte do Kennedy.

A quinta então a morte do presidente na mão de ninguém menos que o Comediante, vale destacar que o Comediante e o Dr Manhattan foram os únicos vigilantes que toparam trabalhar com o governo. E o curioso também e que se consideramos o encontro do Kennedy e do Dr Manhattan o vigilante já sabia que o presidente iria morrer, graças aos seus poderes o que deixa a duvida se nessa época ele já estava perdendo sua humanidade que é muito questionada nos quadrinhos.

Guerra Do Vietnã.

Dessa vez vemos os EUA entrando na guerra do Vietnã, na foto vemos um homem pegando fogo, era um movimento de protesto contra a guerra feita pelos budistas de Saigon, onde eles queimavam seu corpo até morrer.

Revolução Cubana

Nos anos 60 temos então a Cuba se tornando socialista e se unindo a união soviética e principalmente portando bombas nucleares. A guerra fria apenas piorava.

Movimento Flower Power.

Essa outra imagem é sobre os movimentos a favor da saída dos EUA da guerra do Vietnã, a moça que coloca a rosa na ponta do fuzil é baseado no movimento Flower Power, e a moça também é baseada em uma foto de Jan Rose e ela está viva, no filme todos acabam morrendo.

Andy Wharhol e Truman Capote.

Essa imagem deixamos para Andy Wharhol, um famoso artista plástico e artista pop também, na foto o vemos exibindo sua arte com o Coruja e do lado dele é o Truman Capote que foi um dos mais importantes jornalistas e escritores.

Studio 54.

Studio 54 foi uma lendária discoteca muito badalada nos anos 70, regado a sexo e drogas foi tão importante (ou zuado) que teve até um filme. Na cena vemos o Ozymandias na porta do estúdio junto com outros artistas importantes como Devid Bowie, Mick Jagger e Village People. É interessante notar que nessa boate apenas os que eram escolhidos pelos donos poderiam entrar, e poderiam qualquer um desde os seguranças na porta deixassem , a personalidade e o visual do Ozymandias talvez sejam algumas características que lhe permitiu entrar.

Essas foram as referências que consegui encontrar, claro que a música do Bob Dylan também conta, a música por si só resume o caráter do videoclipe por assim dizer. Não só na própria historia do quadrinho, mas na industria dos quadrinhos em geral Watchmen mudou tudo, com sua seriedade e questionamentos que valem até hoje.

Comments are closed.