Os 10 anos de Os Vingadores e o seu legado.

“Se não podemos proteger a terra, tenha certeza que vamos vingá-la”

Tony Stark em Os Vingadores.

Esse texto original foi feito em 2017. Cinco anos depois e agora completando 10 anos do filme tomei a decisão de lançar novamente esse texto e com algumas mudanças e adições. Pois bem, vamos a elas.

Há exatamente 10 anos atrás chegava aos cinemas um dos maiores filmes de super-heróis de todos os tempos: Os Vingadores, o filme agradou todos na época e foi um pé na porta do que hoje se tornou moda, os chamados universos compartilhados de filmes e séries.

Bem em um contexto bem simples de entender, filmes como Batman Eternamente e Batman e Robin afundaram o cinema desse gênero, muitos projetos foram trancados e assim se seguiu até os anos 2000 quando foi lançado o primeiro X Men que mostrou aos cinemas que, sim, existe uma forma de fazer esses filmes e que consiga agradar tanto os fãs de quadrinhos como também os estúdios ao observar as enormes bilheterias. Após isso muitos outros foram lançados, como o Homem Aranha do Sam Raimi e o Batman realista e sério do Nolan, porém até aquele momento todos os filmes eram resumidos em trilogias e filmes que não tem conexão uns com os outros e assim seriam até a Marvel Estúdios resolver entrar na jogada.

A Marvel nos anos 90 estavam sofrendo uma crise e por causa dela teve que vender os direitos de seus personagens mais famosos, como X Men, Homem Aranha, Quarteto Fantástico, Demolidor e etc. Sem muitas escolhas a Marvel resolveu apostar em um personagem não muito famoso da editora, assim em 2008 lançou Homem De Ferro com Jon Fraveau na direção Robert Down Jr vivendo o milionário, playboy e filantropo ony Stark, papel em que o ator se consagrou e fez um grande sucesso.

Porém o mais fantástico disso tudo começou com uma cena pós créditos, onde mostrava Nick Fury vivido por Samuel L Jackson cena esta que abre um leque de oportunidades ao dizer que o mundo em que Tony Stark estava inserido era muito maior do que ele imaginava, daí começou um projeto ambicioso chamado de Fase 1, a ideia era fazer filmes que se interligam e que culmina-se em um único filme um conceito tão abstrato na época que poderia levar o iniciante estúdio ao fracasso, o fato do público ser “obrigado” a assistir ao filme do Thor para entender o filme do Capitão América era meio absurdo. E por isso a Marvel resolveu apenas inserir pequenos detalhes em cada um de seus filmes além de personagens e organizações e assim foi durante 4 anos com Homem de Ferro (1 e 2), O Incrível Hulk, Thor e Capitão América, até que em 2012 exatamente no dia 27 de abril de 2012 foi lançado aos cinemas Os Vingadores, o filme que culminou toda essa jornada.

Na Comic Con de 2011 era muito discutido sobre as chances de não ocorrer como a Marvel planejava e ser um completo fracasso, mas ao contrário dos receios da época o filme superou todas as expectativas tanto em qualidade como em mercado, para vocês terem uma pequena noção; o orçamento do filme contanto com marketing e tudo mais foi de US$ 220 milhões e ao todo arrecadou US$ 1 bilhão e meio de dólares se tornando na época a terceira maior bilheteria dos cinemas ficando atrás de Titanic e Avatar.

As críticas foram todas positivas com 92% de aprovação no agregador de notas Rotten Tomatoes, sites como O Globo, Omelete, Gazeta do Povo deram 5 estrelas para o filme. Os Vingadores, provou um método em que se podia fazer dinheiro e agradar tanto o fã de quadrinhos quanto o recém-chegado. O filme não se deu o trabalho de apresentar personagens já que estavam todos inseridos em seus respectivos filmes ou fazendo pontas em outros filmes. Joss Whedon o diretor do filme optou assim em desenvolve-los, o filme é divertido e até hoje é consagrado como um dos melhores filmes da Marvel, além de tornar um recuso a muito tempo utilizado a famosa cena pós créditos, como tradição desses filmes.

Analisando os personagens da trama podemos notar como todos os seis heróis são opostos, mas que se unem para um bem maior. Destaque para o Hulk do Mark Ruffalo que atua de maneira interessante ao interpretar um Bruce Banner recluso que evita a todo custo se envolver; em primeiro momento o Banner parece estar a todo custo evitar ficar com raiva impedindo que o Hulk saia e que mais tarde durante o filme mostra que ele estava na verdade tentando ficar calmo o tempo todo já que em uma das cenas mais épicas do filme ele releva que está com raiva o tempo todo.

Outros detalhes interessantes são as cenas épicas que compõe o filme como a famosa cena em que todas se reúnem em um círculo encarando o exército que acabará de sair do céu. Ou o embate do Hulk vs Thor ou até mesmo o confronto dos seis heróis contra a ameaça espacial. O filme não deixa de homenagear as hqs usando como base a primeira edição dos vingadores e Os Supremos uma minissérie em quadrinhos lançada em 2002 que foi usada de base para todos os filmes da fase um.

Vingadores pode não ter a melhor trama que você verá em filmes de super-heróis com suas espetaculares reviravoltas e uma história complexa exigindo uma atenção redobrada de quem está assistindo. O filme não tenta ser ousado ele entrega uma aventura simples e que diverte, porém, ao juntar seis personagens que não se conversam e que usaram outros filmes para se estabelecer mostra a ousadia do filme em criar uma experiência nova para quem está assistindo.

Os personagens carregam uma grande carisma que é extremamente necessária para que o público compre essa ideia e que principalmente se emocione com esses personagens nos momentos de drama e indo mais a frente no futuro com o fim de suas jornadas em Vingadores Ultimato.

Vingadores abriu portas para múltiplos filmes e criou-se uma forma de fazer dinheiro até então pouco explorada que era o universo expandido. A ideia de filmes que se conectam e atualmente 10 anos usando as séries para isso era algo impensável e poucos tentaram como a franquia Matrix.

É inegável não afirmar a importância desse filme além de fazer outras franquias abrirem seus universos compartilhados também fizeram os heróis se tornarem mais conhecidos e mais amados, se X Men foi o ponta pé de filmes desse gênero; Os Vingadores foi o pé na porta de uma era que será reconhecida por muito tempo como foram os filmes do gênero western.

Curiosidades:

  • Jeremy Renner fez treino sobre o uso do arco e flecha com arqueiros olímpicos.
  • O Hulk seria interpretado por Edward Norton, mas após negociações o ator saiu do projeto e Mark Ruffalo o substituiu.
  • O Pentágono sempre colaborou em gravar filmes que contém guerras, eles de início ajudaram na produção no filme, mas acabaram saindo por achar surreal demais (Como se Transformes fosse de boa.)
  • Em um momento do filme Thor após receber críticas das maldades do irmão diz que ele é adotado, a cena que deveria ser uma piada, foi entendida por alguns como uma crítica a filhos adotivos, alguns pais de filhos adotivos decidiram entrar na justiça para exigir desculpas dos produtores pela cena.
  • O filme também tem uma música tema e se chama Soundgarden – Live to Rise.

E agora 10 anos depois e com um novo contexto de filmes e séries baseados nesses personagens será que ele envelheceu bem? Continua um ótimo filme? Comente nos comentários